Header Ads

Como Ganhar dinheiro com Email Marketing

Primeiramente devemos saber o que é email marketing.

Email marketing nada mais é do que propagandas que você envia por email, mas não vamos subestimar o valor e o que isto pode te trazer em retorno.
Como assim?
Do mesmo modo que existem campanhas publicitárias na TV e no rádio, existe também este tipo de campanha na internet, muitas vezes através de emails.
Possivelmente você já deve ter cadastrado seu email no site de uma dessas grandes e conhecidas empresas e acabou por receber mensagens no seu email sobre promoções e novidades na loja.
Isto é uma forma de Email marketing, também podem ser oferecidos serviços, indicações de produtos ou apenas a promoção de um site ou produto.
O objetivo é alcançar o maior número de pessoas possíveis com a campanha, conseguindo, então, novos clientes, bem como mantendo os antigos.
Uma vez entendido o que é e como funciona (resumidamente) podemos prosseguir.

Mas como ganhar dinheiro com o email marketing?

Esta resposta já ficou implícita na primeira parte deste artigo. Você obtém lucros com a venda de produtos ou serviços indicados por campanhas enviadas por email.
Pode ser oferecido qualquer tipo de produtos ou serviços nas suas campanhas, você pode oferecer um produto que você já tenha em estoque, caso possua uma loja; pode oferecer seus serviços como web designer freelancer, ou os serviços que sua empresa presta; pode indicar um produto através do seu link de afiliado, pode ser uma hospedagem como você aprendeu no artigo “Como ganhar dinheiro com hospedagem de sites”, enfim, você pode oferecer qualquer coisa.
Mesmo que o objetivo direto não seja ganhar dinheiro você pode enviar campanhas, ou seja, você pode enviar uma campanha apenas para promover um site ou um produto que ainda não foi lançado, por exemplo.
Eu disse “objetivo direto”, pode parecer meio estranho, mas indiretamente o objetivo ainda é ter algum lucro né. ;)

Tá bom vou promover um site, como isso pode me favorecer?

Podem ser várias as possibilidades, mas uma que se vê muito pela internet, é a promoção de sites de compras (e-shops) ou blogs.
Por exemplo, antes do mercado-livre ser lançado houve uma grande campanha através de emails sobre o lançamento e quais seriam as vantagens de usar o serviço de leilões que iriam disponibilizar, enfatizando sempre que seria grátis a adesão e não se pagaria nada pra anunciar, o resultado nós já sabemos. ;)
Existem muitas empresas que possuem ferramentas de email marketing, nacionais e internacionais, para fazer um teste e se familiarizar com a idéia, aqui http://tecontato.com.br/ , exise uma ferramenta que você pode fazer um teste gratuitamente, você recebe mensalmente 1000 emails para serem enviados.
OBS: a ferramenta TeContato é de responsabilidade da empresa e não minha. :)

Pra quem eu vou enviar essas mensagens?

Sua campanha de email marketing vai ser enviada para sua lista de contatos.
Para conseguir uma lista você deve de algum meio, conseguir que as pessoas te informem seus emails e seus nomes caso deseje.
Mas o endereço de email já é suficiente. Você pode fazer isso de várias formas, mas isso é assunto pra outro artigo.
Só para alertar, existem por aí, empresas e pessoas que oferecem vender suas listas para que você envie suas campanhas.
Fica a seu critério, comprar ou não estas listas. Eu não recomendo! Por vários motivos.
Um deles é que na maioria das vezes as pessoas que constam nessa lista se cadastraram e foram informadas que seus dados de contato não seriam comercializados ou informados a terceiros, e na verdade não está sendo cumprida essa condição. Com isso seus emails enviados serão considerados como SPAM, já que a pessoa não se cadastrou pra receber suas mensagens.
Seus emails serem considerados SPAM definitivamente não é bom para seus negócios.
Como foi discutido, existem muitas possibilidades para ganhar dinheiro com email marketing, seja criativo e original, observe o que empresas de sucesso estão fazendo e como estão fazendo suas campanhas, NÃO COPIE! Apenas observe e veja como pode melhorar suas campanhas.
Não desista se não conseguir resultados nas suas primeiras campanhas, faça outras, aprimore seus meios, muito lucro pode ser obtido pelo email marketing.
Boa sorte!